sábado, 6 de agosto de 2011

"Canção de mim mesmo"

A "Cançao de mim mesmo" do sempre amado W.W. tem 52 estrofes, venero cada uma delas, transcrevi só um cheirinho...

"Nunca houve tanta iniciativa como agora,
Nem tanta juventude ou experiência como agora,
E nunca haverá tanta perfeição quanto agora,
Nem tanto céu ou inferno como agora.
Ímpeto e ímpeto e ímpeto,
Sempre o fecundante ímpeto do mundo.
[...]
Existo como sou, e isso me basta,
Se nenhum outro no mundo está ciente, sinto-me contente,
E se todos estiverem cientes, sinto-me contente.
Um mundo está ciente e é de longe o maior pra mim, e esse sou eu mesmo,
E se me aproprio do que é meu hoje ou em dez mil ou dez milhões de anos,
Posso alegremente recebê-lo agora, ou com igual alegria esperar.
[...]
Sou o poeta do Corpo e sou o poeta da Alma,
Os prazeres do céu estão comigo e as dores do infer­no estão comigo,
O primeiro acrescento a mim mesmo e distribuo, o segundo traduzo em uma nova língua.

(In Leaves of Grass- Walt Whitman)

Sem comentários:

Enviar um comentário