terça-feira, 5 de julho de 2011

Em busca de noticias para aqui comentar deparei-me com isto:


Crianças portuguesas são das que mais têm excesso de peso na Europa


De certeza que vai ser por pouco tempo, em breve serão dos mais magrinhos, é que mudei de link e dei logo com isto:



Prestação da casa sobe 40 euros com aumento dos juros do BCE



Se a isto juntarmos o aumento do IVA, o imposto sobre o o subsidio de Natal, o aumento dos combustíveis e dos transportes, a anulação de comparticipação nos medicamentos, o agravamento da taxa moderadora na saúde, a redução nas deduções para o IRS, diria mesmo que em breve as crianças portuguesas serão transparentes!



Mas o que eu acho mesmo piada é ouvir os políticos e/ou economistas dizerem que os portugueses têm que poupar mais. Poupar o quê car@l§£?

1 comentário:

  1. Caríssima Oréade,

    É claro que qualquer ser humano com o mínimo de massa encefálica concordaria com o que escreve.

    Não obstante, tenho que “defender” os economistas e/ou os políticos… Tarefa utópica bem sei…

    Mas acho que o que eles querem realmente dizer é que os portugueses têm de deixar de gastar mais do que aquilo que ganham. O nosso bisavô que era um homem muito sábio contava-nos em pequenas que quando crescêssemos era mais importante poupar 100 escudos (sim, eu sou do tempo dos escudos) no final do mês do que ficar a dever apenas 10… Infelizmente, os portugueses habituaram-se a viver acima das suas posses, a fazer créditos para comprar torradeiras e a ter mais orquídeas na varanda que as vizinhas…

    E agora, as contas estão a acumular-se e é difícil sair desta espiral. Acho muito bem que os portugueses poupem, que comecem a cultivar a terra e a ser mais regrados em exibicionismos sociais de riqueza.

    Mandasse eu no mundo (chamar mundo ao nosso país e exagerado mas gosto mesmo deste cantinho à beira-mar plantado) e metade dos beneficiários do rendimento de inserção social andavam a limpar montes para evitar incêndios e a outra metade andava a plantar batatas (é plantar e não semear porque se quisermos podemos não enterrar o grelo) que o que não falta por aí são terrenos para cultivar…

    Enquanto não se aprender que não é vergonha trabalhar, arregaçar as mangas, sujar as mãos e ir à luta, os nossos governantes podem continuar a mandar-nos poupar!

    Agora se eles são ou não os primeiros a dar o exemplo, já é outra conversa.

    É sempre uma honra prestigiar o que de perspicaz o que a minha querida irmã escreve. =D

    ResponderEliminar